Ocean Blue
  

Classificação

Classificar significa atribuir uma menção de classe aos navios que atendem às prescrições do Livro de Regras do RBNA, isto é, certificar esta conformidade.

O benefício é a segurança durante a operação do navio e de seus equipamentos, com isto prevenindo riscos para evitar acidentes e falhas, com reconhecimento das seguradoras na atribuição dos prêmios e ainda quebras de contrato (lucros cessantes).

Com a evolução tecnológica, o que começou com um registro de embarcações confiáveis, passou a ser uma atividade de análise de risco da operação dos navios. Hoje a atividade de classificação de navios se compõe de: análise e aprovação dos projetos dos navios e de seus materiais e equipamentos; vistorias desde os materiais e equipamentos nos fabricantes à construção nos estaleiros e vistorias de eventuais reparos.

Toda a certificação de classe é baseada em uma publicação chamada Livro de Regras da Classificadora, elaborado e mantido pela própria, que é uma consolidação de normas de engenharia em geral com base em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A certificação de classe é feita a partir da aferição de conformidade com o Livro de Regras durante a construção e periodicamente em inspeções durante a vida do navio.

Com Regras para mar aberto e navegação interior, a classificadora possui também volumes especiais para apoio offshore, embarcações de madeira e outros segmentos.